O tijolo modular ecológico é mais resistente e tem maior isolamento térmico e acústico que o tijolo convencional.
Ele é composto de uma mistura de terra peneirada- que pode ser o próprio aterro da obra - cimento e alguns derivados da sílica. Existem variações desta mistura conforme o fabricante.
Os tijolos são prensados em 6 toneladas em máquinas que moldam os mesmos, e desta forma eliminam o processo de desmatamento e queima de árvores, tanto para aquecer o tijolo tradicional quanto ao uso posterior in loco de tábuas para fazer as caixas para concretagem de vigas e pilares.
Por ser um tijolo que contém cimento na sua composição elimina o gasto com salpique e reboco, pois o acabamento com calfinado e azulejo pode ser aplicado direto no tijolo que tem uma excelente aderência.
ISOLAMENTO TÉRMICO (CALOR) - O furo dos tijolos, são importantes pois formam câmaras térmicas evitando com isso que o calor que esta do lado de fora penetre no interior da residência. Com isso a temperatura interna é inferior a externa.
ISOLAMENTO TÉRMICO (FRIO) - Com o Frio acontece ao contrario, pois a temperatura da casa fica mais quente do que a externa.
ISOLAMENTO ACÚSTICO - Como o tijolo modular possui dois furos, as paredes formam um isolamento acústico, diminuindo os ruídos provocados na rua para o interior da casa.
PROTEÇÃO DE UMIDADE - Esses furos também propiciam a evaporação do ar, evitando com isso, a formação de umidade nas paredes e interior da construção, que causa danos à saúde e danos materiais.