segunda-feira, 30 de setembro de 2013

TELHADO APARENTE, PLATIBANDA OU LAJE IMPERMEABILIZADA?? ESCOLHA O SEU.

Dicas da Arquiteta e Urbanista Patrícia Moraes da Aparatto Arquitetura e Interiores sobre telhados. Diferenças, vantagens e desvantagens.

TELHADO APARENTE

A cobertura com telhas segue uma proposta mais clássica, mas que pode variar em estilos, dependendo do tipo de telha utilizada: ondulada em fibrocimento, colonial, francesa, romana, de concreto, madeira tratada, de material reciclado, com ou sem moldura, etc e etc. Variam de estilo e custo.
Sua maior vantagem é justamente essa variedade de opções, facilidade de instalação e a possibilidade de beirados que servem de proteção para aberturas e paredes.



TELHADO COM PLATIBANDA

Uma tendência mais moderna são casas com telhado embutido ou com platibanda, que combinam bem com linhas retas, pois escondemos a inclinação das telhas por trás de uma platibanda, assim temos uma proposta mais limpa de fachada.


A maior vantagem de telhados com platibanda é a utilização de telhas mais simples (fibrocimento) e uma estrutura de madeira mais leve para sustentá-la ou até mesmo uma estrutura metálica, pois tudo ficará escondido pela platibanda, além do telhado não aparecer, fica “protegido”. Mas você deve ter cuidado em alguns detalhes de execução, como inclinação ideal e sistema de escoamento. Veja um esquema abaixo, mas cada situação deve ser analisada.



LAJE DE COBERTURA

Você também pode optar pela laje de cobertura, impermeabilizada ou revestida, sem a necessidade de ter um telhado escondido. Os métodos atuais de impermeabilização são muito eficientes e têm vida útil em torno de 10 anos (consultar garantia fornecedor).
A grande vantagem desta opção é a possibilidade de utilizar a cobertura como espaço de lazer, jardim suspenso, telhado verde, se você tiver uma vista privilegiada pode se tornar um belo mirante.
Uma desvantagem, dependendo da localização da obra pode ser a questão térmica, pois pode aquecer, portanto existe uma economia com telhado, mas deve ser feito um estudo prévio das características geoclimáticas.





Patrícia Moraes é graduada em Arquitetura e Urbanismo, sob o CAU-RS A89426-5, proprietária da Aparatto Arquitetura e Interiores.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

REVESTIMENTOS: COMO DECIDIR???




Há  várias opções no mercado, mas nós da Aparatto Arquitetura vamos lhes dar algumas dicas de qual revestimento usar na sua casa, escritório ou ponto comercial. 

Veja algumas opções de revestimentos com suas características:

Porcelanato

Ideal para pisos em geral.

Características: além de proteger e dar acabamento ao piso, os porcelanatos também têm a função de impermeabilizar a superfície. Reproduzem várias texturas, como pedras naturais, madeiras e até tecidos. 


Instalação: é necessário o auxilio de assentador profissional para aplicação correta. 

Manutenção: não há necessidade de produtos químicos, a limpeza pode ser feita com pano úmido, mas é preciso cuidado com objetos pontiagudos e líquidos como café, refrigerantes ou vinho, que se não tirados com rapidez, podem manchar.

Piso vinílico
piso vinílico - textura madeira

Ideal para pisos e áreas molhadas.

Características: repleto de tecnologia, hoje podem ser encontrados em versões prontas para instalação, feita por encaixe, dispensando qualquer tipo de cola. Existem várias texturas, como amadeirados e emborrachados.

Instalação: rápida, já que existem versões com um sistema inovador de clique, que permite aplicá-lo com agilidade e sem a necessidade de cola. Mesmo assim o ideal é contratar um assentador experiente.

Manutenção: limpeza com pano úmido.


Pastilhas de vidro 

image.jpegIdeal para pisos e paredes.

Características: muito utilizados como revestimentos decorativos, por sua grande variedade de cores e texturas, podem ser utilizados em cozinhas, banheiros, piscinas, churrasqueiras, bancadas ou onde sua criatividade permitir. 

São mais resistentes ao calor devido sua maior área de rejunte, o que reduz a possibilidade de trincas.

Instalação: exigem mão de obra qualificada. Ao instalar pastilhas de vidro juntamente com azulejos, deve-se ficar atento para o nivelamento das peças. 


Manutenção: uma das vantagens desse material é que ele não perde a cor e o brilho com o passar do tempo e, como não retém sujeira, pode ser limpo com água e sabão comum. 

 
Existe uma infinidade de revestimentos para pisos e paredes, se você tem dúvidas na melhor escolha, entre em contato conosco, teremos prazer em ajudá-lo.
aparattoarquitetura@gmail.com
 

image.jpeg 


Patrícia Moraes é graduada em Arquitetura e Urbanismo, sob o CAU-RS A89426-5, proprietária da Aparatto Arquitetura e Interiores.


fontes: Piniweb, revista Construir, Aparatto Arquitetura e Interiores
(todos os direitos reservados)