segunda-feira, 30 de setembro de 2013

TELHADO APARENTE, PLATIBANDA OU LAJE IMPERMEABILIZADA?? ESCOLHA O SEU.

Dicas da Arquiteta e Urbanista Patrícia Moraes da Aparatto Arquitetura e Interiores sobre telhados. Diferenças, vantagens e desvantagens.

TELHADO APARENTE

A cobertura com telhas segue uma proposta mais clássica, mas que pode variar em estilos, dependendo do tipo de telha utilizada: ondulada em fibrocimento, colonial, francesa, romana, de concreto, madeira tratada, de material reciclado, com ou sem moldura, etc e etc. Variam de estilo e custo.
Sua maior vantagem é justamente essa variedade de opções, facilidade de instalação e a possibilidade de beirados que servem de proteção para aberturas e paredes.



TELHADO COM PLATIBANDA

Uma tendência mais moderna são casas com telhado embutido ou com platibanda, que combinam bem com linhas retas, pois escondemos a inclinação das telhas por trás de uma platibanda, assim temos uma proposta mais limpa de fachada.


A maior vantagem de telhados com platibanda é a utilização de telhas mais simples (fibrocimento) e uma estrutura de madeira mais leve para sustentá-la ou até mesmo uma estrutura metálica, pois tudo ficará escondido pela platibanda, além do telhado não aparecer, fica “protegido”. Mas você deve ter cuidado em alguns detalhes de execução, como inclinação ideal e sistema de escoamento. Veja um esquema abaixo, mas cada situação deve ser analisada.



LAJE DE COBERTURA

Você também pode optar pela laje de cobertura, impermeabilizada ou revestida, sem a necessidade de ter um telhado escondido. Os métodos atuais de impermeabilização são muito eficientes e têm vida útil em torno de 10 anos (consultar garantia fornecedor).
A grande vantagem desta opção é a possibilidade de utilizar a cobertura como espaço de lazer, jardim suspenso, telhado verde, se você tiver uma vista privilegiada pode se tornar um belo mirante.
Uma desvantagem, dependendo da localização da obra pode ser a questão térmica, pois pode aquecer, portanto existe uma economia com telhado, mas deve ser feito um estudo prévio das características geoclimáticas.





Patrícia Moraes é graduada em Arquitetura e Urbanismo, sob o CAU-RS A89426-5, proprietária da Aparatto Arquitetura e Interiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário